top of page

Cajamar/SP avança na proteção dos direitos da pessoa idosa

  • Foto do escritor: Derick Mozr - Setor de Publicidade Hórus
    Derick Mozr - Setor de Publicidade Hórus
  • 14 de jul.
  • 2 min de leitura
Regina Duarte, Rosângela Pastura, Camila Rodrigues e Clélison Barbosa.
Regina Duarte, Rosângela Pastura, Camila Rodrigues e Clélison Barbosa.

Cajamar (SP) – Em uma ação estratégica voltada à promoção da cidadania e fortalecimento das políticas públicas para a população idosa, foi dado início nesta segunda-feira, 14 de julho de 2025, ao processo de diagnóstico local que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Cajamar.


A reunião inaugural, realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do município, contou com a presença dos consultores da empresa Hórus Serviços e Negócios, da presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do CREAS, Rosangela S. G. Pastura, e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Regina Duarte. O encontro marcou o ponto de partida de uma iniciativa que pretende mapear, com precisão e profundidade, os desafios, demandas e potencialidades relacionadas à população idosa cajamarense.


A elaboração do plano será dividida em cinco etapas e envolverá visitas técnicas a entidades locais, levantamento de dados socioassistenciais, oficinas participativas e ações de escuta ativa com os principais atores da rede de proteção social. A previsão é que o documento final seja concluído e entregue até o dia 29 de setembro de 2025, consolidando-se como um marco para a gestão pública municipal.


A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Social é garantir que os direitos das pessoas idosas não apenas constem em normas, mas se materializem em ações concretas e integradas e a equipe da secretaria está completamente engajada com essa missão.


A empresa Hórus Serviços e Negócios, responsável pela condução do trabalho técnico, traz consigo ampla experiência na construção de planos e diagnósticos sociais em diversos municípios brasileiros. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada a empresa alinha-se com os valores da participação social, da transparência e da equidade, conforme relata a consultora Sra. Camila Rodrigiues: "A elaboração do plano vai muito além de uma exigência legal: é um compromisso ético e estratégico com o futuro de Cajamar. Estamos aqui para ouvir a comunidade, levantar dados reais e construir soluções viáveis com os próprios atores locais”,


Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a criação de um plano municipal específico para a pessoa idosa representa é uma etapa fundamental na institucionalização de políticas públicas, permitindo maior captação de recursos, articulação entre os serviços e valorização da autonomia e dignidade das pessoas acima de 60 anos.


A iniciativa de Cajamar, nesse sentido, reflete um esforço coerente com as diretrizes do Estatuto do Idoso e as recomendações dos Conselhos de Direitos em âmbito estadual e nacional, colocando o município em posição de vanguarda no debate sobre o envelhecimento ativo e saudável.


Com a conclusão prevista para o fim de setembro, espera-se que o plano funcione como um guia de ações articuladas entre poder público, sociedade civil e instituições parceiras, assegurando a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2025 por Hórus Serviços e Negócios Ltda.

bottom of page